sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Demolição X Preservação

Todas essas obras são importantes para a cidade. Mesmo não agradando a alguns, é certo que todas mudarão o espaço urbano e vão gerar emprego e renda para União dos Palmares. (JMarcelo Fotos)


Fotos: JMarcelo Fotos

Ok, a Vila Magdala era um patrimônio privado e o proprietário poderia, como fez, destinar ao imóvel qualquer fim. Contudo, não deixa de ser um fato lastimável tendo em vista seu valor arquitetônico e o ar colonial que exalava ao espaço da avenida. Eu me lembrarei sempre do local, da fachada roxa com detalhes amarelos, da varanda onde ingeri altas doses de composto etílico de cevada e, especialmente, de certa festa de aniversário há três anos, num junho chuvoso. Pois é, boas lembranças.


Mesmo não gostando da notícia, mesmo sabendo que a demolição do prédio foi um atentado bem sucedido à história de União dos Palmares, resigno-me, porém sempre à revelia e sob protesto.


No caso da Vila, nada pode ser mais feito, situação irreversível. Mas por pouco não se perderia totalmente a Casa de Maria Mariá, que será reaberta no dia 11 de outubro, segundo o site O Relâmpago, e a Casa do Poeta Jorge de Lima. Se essa malemolência continuar (e vai mesmo), outros prédios serão apenas memória fotográfica, como o do (já antigo) Colégio Cenecista Santa Maria Madalena, algumas casas que mantêm a fachada clássica preservada, o Centro de Formação de Professores Rocha Cavalcanti, por sinal o mais belo da cidade, e outros.

Marcelo está corretíssimo quando assinala a importância econômica de casos como o da Vila Magdala e outros citados em seu blog. “Para o alto e avante!”, diz o ditado capitalista.  A receita de União dos Palmares agradece. Só espero que isso seja revertido em ganhos reais para a população palmarina, sobretudo, dos bairros periféricos cujos problemas nem é preciso relatar aqui (por enquanto).

Apenas emprego de mão-de-obra barata num supermercado, ou mercadinho, não muda a vida de ninguém nem uma cidade. E a história não tem preço.



José Minervino Neto

____________________

Leia mais sobre a Vila Magdala no blog A Terra da Liberdade.

2 comentários:

Rhommel disse...

Foi minha festa! =)

João Paulo Farias disse...

Em União segunda informações, existe um conselho de Defesa do Patromônio Histórico e Cultural sob a coordenação do secretário de cultura Elson Davi, que segundo uma foto publicada no Blog A Palavra, o secretário citado assina a demolição do prédio. Cabe ao mesmo explicar a situação.