quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Consumidos pelo consumismo

(Só um esquenta!)

Uma das aulas mais instigantes que assisti versava sobre a alienação segundo Karl Marx, que resumidamente podemos dizer que é uma ilusão admitida pelo sujeito. Para o filósofo o raciocínio era bem simples: no capitalismo, os trabalhadores geram as riquezas e ficam cada dia mais pobres, sabem disso e aceitam-no mesmo assim. Ou seja, alienação é exploração também. E Marx não se conformava com tal coisa, por isso o brado ao final do Manifesto Comunista: "Proletários de todos os países, uni-vos!".

Bem, essa coisa toda de marxismo raso exposto acima é só pra tecer algumas palavras acerca das cenas que se repetem a cada final e começo de ano. O fato é que o comunismo não conseguiu êxito, pois os capitalistas logo sabotaram Cuba, URSS etc., e cá estamos absortos no mundo do consumo.

Antes nãos tínhamos acesso a certos bens, um computador, por exemplo, era luxo, hoje é até dispensável se você tiver um tablet. Nesse período festivo de natal, ano novo, festas de santos o comércio fica abarrotado de pessoas, medidas pelo quanto ganham ou pelo limite dos cartões de crédito. Comprar, comprar desenfreadamente. Comprar para agradar aos pares ou fazer inveja aos ímpares. Os empresários agradecem.

As pessoas estão ficando mais pobres em nome de uma satisfação que só vai lhes dar dores de cabeça quando as contas não baterem com seus ordenados. Aí vêem os empréstimos nos BMG's da vida... O consumismo aliena-nos, dá-nos a impressão de que possuímos algo quando o que acontece é o inverso, somos consumidos, iludidos pelas falsas necessidades enquanto os ilusores lucram com isso.

Sei que não é fácil deixar de comprar aquele objeto que tanto desejamos. Porém, já que vamos nos endividar que ao menos cobremos as NOTAS FISCAIS, para que os empresários paguem os impostos que, ao menos em tese, são destinados a prover os bens e serviços públicos. (Deixemos o aprofundamento deste assunto em espera até a próxima postagem.)

Não defendo o sistema socialista por acreditar que somos egoístas demais para nos desapegarmos das coisas, para dividir, mas é inegável os resultados dele em Cuba, que poderiam ser ampliados não fosse o embargo norte-americano. Defendo uma vida melhor seja em que sistema for sem exploração, principalmente a exploração consentida (também assunto para outro dia).

José Minervino Neto

2 comentários:

negoailso disse...

a teoria do CONSUMISMO COMO UM MAL refuta, imediatamente, a de q a massa é explorada pelo capital. não estaria PIORANDO mais e mais a massa então? o "nível de subsistência" está cada vez mais alto?

ou como conciliar a tese de que a situação só piora para os trabalhadores com a de que ESTAMOS MAIS CONSUMISTAS?

José Minervino Neto disse...

Não creio que por consumir mais hoje, tendo as facilidades todas que o mercado oferece, refute a exploração que trabalhador sofre. Hoje parte dos trabalhadores no Brasil já tem acesso a bens que há menos de 15 anos era apenas um sonho, mas isso não significa que a vida dessas pessoas melhorou. Somos impelidos a acreditar num falso poder que o comércio nos dá quando possibilita comparar aquele bem em dezenas de vezes. Ademais, companheiro, obrigado pelo comentário. Em breve postarei uma réplica a este mesmo post, acompanhe-nos.