quinta-feira, 21 de junho de 2012

Conchavos fisiológicos

Falta bem pouco para a política pegar fogo, o que dependendo da região ou situação pode ser entendido de forma literal. Por enquanto, são apenas suposições e fechamentos de alianças. É o tempo dos conchavos fisiológicos que regem os jogos do poder em nosso país.

As polêmicas já são muitas, explodem na mídia e são "debatidas" nas redes sociais. A mais alarmante versa sobre a aliança entre o PT de Lula e o PP de Paulo Maluf na disputa pela prefeitura de São Paulo-SP. Isso revoltou boa parte dos militantes petistas e fez Luiza Erundina (PSB) declinar do posto de vice na chapa.

Então, em meio ao regozijo dos centro-direitistas e esquerdistas do PSOL, uma notícia, no mínimo, azeda para este último: PSOL, PSDB e DEM juntos em Resende-RJ.

Em União dos Palmares-AL, testemunhamos o pré-candidato a prefeito Jaiminho Vergeti (PP) elogiar publicamente, através das inexoráveis ondas do rádio, seu potencial adversário, Manoel Gomes de Barros (PSDB). Tudo ainda está em meio à surdina, aguardemos as próximas cenas e a trilha sonora.

Surpreso? Um pouco, por ser neófito nesses assuntos, porém nem tanto em nenhum dos casos citados. Depois de um tempo essas coisas acabam se tornando corriqueiras. Por isso a militância é tão urgente.

A reforma política tão esperada não veio, verticalização é algo que não "cola" na atual conjuntura e as forças da tradição e do capital se impõem implacavelmente na luta pelos seus desígnios enquanto o eleitor, principal elo dessa corrente, com raras exceções, desperta de seu berço esplêndido.

Tais grupos hegemônicos procuram sempre atrair mão-de-obra para a sua seara: "Venha para o lado negro da força". Ou estão sempre assumindo a "paternidade" de outrem para encurralá-los: "Eu sou seu pai" (traduzindo: "Eu dei emprego a/o você/seu parente"). O objetivo é sempre o mesmo: explorar para conquistar o poder. Dividir e enfraquecer os rivais. Confundir  e enganar o povo.

E aí, eleitor, vai continuar lavrando a seara sem ter parte na colheita?


Nenhum comentário: