sexta-feira, 22 de junho de 2012

Democracia impedida


Há poucas horas foi deflagrado um golpe de estado operado no Paraguai que destituiu Fernando Lugo da presidência do país, em tempo recorde, menos de 48 horas, que sequer garantiu amplo direito de defesa ao acusado. Um clara demonstração de que a democracia latinoamericana coninua frágil e à mercê do poder econômico, a saber, os latifundiários, maioria absoluta do congresso paraguaio. 

(Para entender mais afundo leia estes artigos aqui e aqui.)

Lugo, ex-bispo da Igreja Católica, eleito democraticamente pelo povo paraguaio, interrompeu o reinado do Partido Colorado que há 60 anos dominava e afundava o país. Sofreu vários ataques desde que assumiu a presidência em 2008, muito em virtude de seu apoio aos movimentos sociais e por ter em seu programa de governo a polêmica reforma agrária.

Aqui no Brasil temos uma bancada de deputados federais e senadores em Brasília muito forte, os ruralistas (latifundiários que outrora chamaríamos de coronéis). Estes formaram frente contra a PEC do Trabalho Escravo que visa desapropriar áreas onde for constatada tal prática ilegal. Com certeza, João Lyra é contra, só pra ficar num exemplo próximo.

No mesmo lado da trincheira dos ruralistas está a mídia, sempre pronta a difundir escândalos e provocar o desgaste da imagem àqueles que não compactuam com seus sórdidos interesses. Já vimos do que ela é capaz, principalmente quando tem o suporte dos EUA, que já reconheceu o novíssimo presidente paraguaio e que no passado financiou TODOS os golpes de estado na América Latina, inclusive poucos anos atrás na Venezuela. E não esqueçamos de Honduras em 2009.

Nesta noite a Rede Globo, através de seu principal informativo, o Jornal Nacional, demonstrou que é mesmo chapa branca, ou seja, para tal instituição, foi um impeachment e não um golpe o que ocorreu no Paraguai. Mostrou apenas Lugo, omitindo canhestramente quem são seus opositores, gente do mesmo tipo apoiado por ela aqui no Brasil.

Imaginem o tamanho do desafio de um/a presidente/a brasileiro/a para colocar em curso a Reforma Agrária se nem a Reforma Política passou ainda? Já perceberam o tamanho do fuzuê toda vez que o governo fala em regulamentação da imprensa?

Um novo golpe de estado pode ocorrer em momento oportuno no Brasil, onde a democracia tem pre$$o. 

Fiquemos atentos.

Quanto aos irmãos paraguaios, esperamos que os organismos internacionacionais ajam também rapidamente em prol da democracia e que Fernando Lugo retorne ao seu lugar de direito.

FUERZA LUGO!


Nenhum comentário: