sexta-feira, 29 de junho de 2012

Não veta, Dilma!

Há muito tempo a bandeira dos 10% do PIB para a educação vem sendo levantada. Uma das tantas boas determinações da Constituição Federal de 1988 que não são postas a cabo.

A matéria aprovada pela Câmara Federal esta semana é daqueles projetos que têm um objetivo nobre, porém que requerem manejos políticos diligentes e um enorme esforço de gestão. Dilma Rousseff corre o risco de tomar uma medida extremamente antipopular se não sancionar os 10%, caso tal percentagem prevaleça no Senado. Somado a isso está a atual crise no ensino superior e as trapalhadas do MEC. 

Haja pepino, batata, abacaxi... Mas quem governa tem de saber alimentar o fogo.

Outra coisa: o projeto em si já é um tanto azedo ao incluir o condicionador "gradual", mas (odeio admitir) é algo necessário. A economia mundial passa por recessão e, como bem sabemos, a nossa também anda meio capenga, com crescimento abaixo das metas etc.

De qualquer forma é uma vitória e um alento. Um país que não investe em educação simplesmente estagna, continua reproduzindo o modelo colonial de exportador de matéria prima, ao tempo em que importa produtos acabados e bem mais caros. 

Aprendi isso nas aulas de Geografia. Obrigado, mestres!

Agora é esperar o posicionamento dos senadores frente ao projeto e contar com a coerência da presidenta com seu discurso de campanha, quando prometia maior atenção e investimentos em educação. 

Sinceramente, tenho mais fé na Dilma que nos legisladores, não creio que ela quererá manchar sua gestão vetando o projeto. Seria desastroso para sua história e para a nação.

Afinal, educação é algo que trará maiores retornos ao Brasil que a nefasta Copa do Mundo de 2014...

_________________________________
Para complementar, recomendo a leitura do texto do companheiro Paulo Veras.


Nenhum comentário: