quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Notas #2

Cotas

O sistema de cotas nas universidades/institutos federais é uma das bandeiras defendidas por este blogueiro preguiçoso, por acreditar que o nosso país tem uma dívida histórica com aqueles que ao longo de tantos anos foram marginalizados, seja pela cor, etnia ou condição social. A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje a lei que reserva 50% da vagas em instituições federais para candidatos oriundos de escola pública, sendo a metade para negros, índios e pardos. Permaneceu o critério da renda per capita de um salário mínimo e meio e, como já esperávamos, foi vetado o artigo 2º, que, em caso de aprovação, anularia o propósito do Enem. A implantação do sistema em todas as esferas federais ocorrerá no prazo de até 4 anos. 

Detalhe: durante a votação no Senado, apenas um senador se posicionou contra a lei (ver aqui), Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB-SP...


PSDB que...

...colocou Alagoas em 1° lugar no ranking nacional de violência, e em último no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB*) mais do que já demonstrou que seu único empenho é apenas em construir entulhos. Estamos praticamente às portas de setembro e milhares de alunos da rede estadual ainda não tiveram um dia de aula no ano letivo, devido às intermináveis reformas das escolas. Resultado: o Ministério Público processou o Estado. Tomara que surta efeito, assim como o Programa Brasil Mais Seguro ao menos diminua a criminalidade no estado. Leia o artigo do sociólogo Carlos Martins, que estuda a violência em Alagoas e que recentemente foi vítima da truculência policial, aqui para aprofundar a discussão.

...forçou a Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL a entrar em crise neste ano, provocando a iminente greve da instituição, por descumprir TODAS as promessas firmadas por ele mesmo na presença dos representantes da comunidade acadêmica em novembro de 2011. Veja a entrevista do reitor Jairo Campos ao Bom Dia Alagoas desta segunda-feira, aqui.

Em breve, falaremos mais sobre a UNEAL.


Eleições: muita pÚlitica e pouca Política

Começou a propaganda eleitoral no rádio e na TV, para os veteranos, a campanha começa de fato. Mas o que chama atenção mesmo no interior são os comícios/caminhadas. Neste último final de semana, o senador Fernando Collor (PTB) esteve em União dos Palmares para apoiar o candidato Beto Baía (PSD). Na sua fala, segundo foi divulgado, o senador ateu-se a agredir os opositores de Baía, em especial o atual prefeito Areski de Freitas, o Kil, que também é do mesmo partido. Em nota, o gestor municipal repudiou a atitude do parlamentar. Fica registrado aí a primeira "merda federal**" no pleito palmarino, um exemplo da nossa pÚlitica.

Enquanto isso, quem faz Política sem amarras segue enfrentando os desafios e a deslealdade do poder econômico. Uma lástima. Até quando seremos escamoteados assim?

P.S. 1: Não ouvi o guia eleitoral nem fui aos comícios/caminhadas, portanto, não tenho como comentar as possíveis propostas dos candidatos.

P.S. 2: Neste blog o uso de expressões chulas está parcialmente liberado quando não houver expressão melhor para qualificar um ato. Ou seja, para expressar nossa indignação, jamais para ofender alguém. O bom humor, contudo, é totalmente livre.


____________________________
*Sou totalmente contra a política do PSDB por vários motivos: FHC, Serra, Téo, privatizações, sucateamento do serviço público, tragédia do Pinheirinho em São Paulo (janeiro de 2011), pelo desdém com a educação (em SP as escolas públicas estaduais passam por situação semelhante às nossas no tocante ao exagerado número de professores contratados) etc. etc.

**Diz-se de "merda federal" todo ato de extrema irresponsabilidade, no caso do senador, que é um representante federal, o termo se aplica perfeitamente. Concordam?

Nenhum comentário: